Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Religião Exotérica X Religião Esotérica - KEN WILBER


"A religião exotérica ou "exterior" é religião mítica, religião que é terrivelmente concreta e literal, que realmente acredita, por exemplo, que Moisés abriu o Mar Vermelho, que Cristo nasceu de uma virgem, que o mundo foi criado em seis dias, que, um dia, literalmente choveu maná do céu, e assim por diante. Em todo o mundo, religiões exotéricas consistem desses tipos de crenças. Os hindus acreditam que a Terra deve estar apoiada em algo; assim, crêem encontrar-se sobre um elefante que, também necessitando de suporte, está sobre uma tartaruga; esta, por sua vez, encontra-se sobre uma serpente. E quando surge a pergunta "Em que a serpente está apoiada?", a resposta dada é "Mudemos de assunto". Lao Tsé nasceu com novecentos anos, Krishna acasalou- se com quatro mil vacas, Brahma nasceu da quebra de um ovo cósmico etc. Isto é religião exotérica, uma série de estruturas de crenças que tentam explicar os mistérios do mundo em termos míticos ao invés de termos testemunhais ou de experiência direta.
Assim, a religião exotérica ou exterior é, basicamente, uma questão de crença, não de evidências.
Se você acredita em todos os mitos, será salvo; se não, vai para o Inferno – sem discussão. Esse tipo de religião é encontrado no mundo inteiro – fundamentalismo. Não tenho nada contra, apenas este tipo de religião, religião exotérica, nada tem a ver com a religião mística, ou religião esotérica, ou religião experiencial, que é o tipo de religião ou espiritualidade que me interessa.
O que significa esotérico?
Interior ou oculto. O fato de a religião esotérica ou mística ser oculta não é porque seja secreta ou algo assim, mas sim porque é uma questão de experiência direta ou percepção pessoal. A religião esotérica não pede que você acredite em nada na base da fé ou que engula obedientemente qualquer dogma. Ao contrário, a religião esotérica é um conjunto de experimentos pessoais conduzidos cientificamente no laboratório da sua própria consciência. Como toda boa ciência, é baseada na experiência direta, não em simples crenças ou desejos, e pode ser verificada e validada por outras pessoas que também tenham executado o experimento. O experimento é a meditação.
As religiões exotéricas variam tremendamente entre si; as religiões esotéricas são virtualmente idênticas em todo o mundo. Como já vimos, o misticismo (ou esoterismo) é científico, no sentido mais amplo da palavra, e do mesmo modo que não se tem química alemã versus química americana, não existe ciência mística hinduísta versus ciência mística islâmica. Ao contrário, elas concordam fundamentalmente no que diz respeito à natureza da alma, à natureza do Espírito e à natureza da sua suprema identidade, entre outras coisas. Isto é o que os eruditos chamam de "unidade transcendental das religiões do mundo" – eles referem-se às religiões esotéricas. É claro, suas estruturas superficiais variam tremendamente, mas suas estruturas profundas são virtualmente idênticas, refletindo a unanimidade do espírito humano sobre as leis desveladas fenomenologicamente."

Ken Wilber

Nenhum comentário:

Postar um comentário